‘Ciclo Saúde’ certifica jovens nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles zona rural de Parauapebas

O Ciclo Saúde certificou jovens nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles como Construtores Ciclo Saúde. A ação integra conjunto de atividades que o projeto promove, desde 2015, e estão contribuindo para o fortalecimento da Atenção Básica em Parauapebas. O Ciclo Saúde é  uma iniciativa da Fundação Vale e da Wheaton, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

Durante um ano, 43 jovens e adolescentes, além de 14 profissionais das unidades de saúde das comunidades participaram de 130 horas de formação, abordando temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde. Outra ação do projeto consistiu na doação de materiais audiovisuais e kits para educação e atividades coletivas nas unidades de saúde e em outros espaços, como as escolas das vilas.

Segundo o gerente de Projetos Sociais da Fundação Vale, Marcos Reys, a proposta de atuação da Fundação é contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável nas áreas de influência da Vale, com iniciativas sociais voluntárias. “Para nós, a promoção do desenvolvimento não pode ser feita de forma isolada, nem ter apenas um único responsável. Requer o envolvimento dos setores público e privado, e também a participação da sociedade”, destaca.

Para Reys, esta é a base dos Jovens Construtores. “O grupo de jovens, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e a comunidade se uniram para propor ações de promoção de saúde relacionadas as principais questões identificadas nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles. Esse engajamento de todos demonstra como é possível promover mudanças positivas quando unimos esforços para objetivos comuns, comemora Reys.

Durante a realização das capacitações do projeto, os Jovens Construtores promoveram cinco ações focadas na promoção da saúde e bem-estar. Torneio de vôlei beneficente, Super Idoso e ação do dia das mães, mobilizaram membros da comunidade e parceiros locais, além das secretarias municipais da Mulher e da Juventude.

Para a enfermeira das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades, Indiana Sousa, o Ciclo Saúde consolidou uma forte parceria entre os jovens e os profissionais nas vilas. “Nós estamos aqui para começar uma nova etapa. Este elo não será quebrado. Nós vamos continuar nossos encontros, com as nossas ações, porque o objetivo é promover saúde para a comunidade. Nossos jovens estão de parabéns”, afirmou.

Fonte: F5

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios