DestaqueEntretenimento

Clipe de “Thriller”, de Michael Jackson, completa 35 anos

Primeira transmissão do filme do Rei do Pop foi realizada em 2 de dezembro de 1983 na MTV

Lançado no dia 2 de dezembro de 1983, o filme da música “Thriller”, do Rei do Pop Michael Jackson completou no domingo 35 anos. Nenhum outro clipe musical gerou tanto entusiasmo e chamou tanta atenção; prova é que, após mais de três décadas e meia, todos ainda o compartilhamos como uma lembrança coletiva. Um historiador escreveu que “Thriller é o Cidadão Kane dos curtas”.

Thriller, de Michael Jackson, continua a ser o único videoclipe a ser incluído na elite do National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos EUA. Após superar os recordes da MTV com “Billie Jean” e “Beat It”, Michael revolucionou ainda mais a produção de vídeos musicais com este épico clipe de 14 minutos em filme 35mm, legitimando como uma completa inovação artística e consolidando o lugar de Michael na história cultural como pioneiro de uma nova forma de arte.

O emblemático filme venceu três MTV Awards, dois AMAs e um Grammy.  Uma eterna favorita, a música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984. “Thriller foi o Cidadão Kane dos curtas,” afirmou Joe Vogel, historiador da música.

O curta-metragem Thriller foi escrito por John Landis e Michael Jackson e dirigido por Landis, tendo sido filmado em Los Angeles em outubro de 1983.  Amigos de Michael, como Marlon Brando, Fred Astaire, Rock Hudson e Jackie Kennedy Onassis fizeram questão de visitar o set.

A música faz parte do álbum Thriller, o mais vendido de todos os tempos, com performance de Michael Jackson e música e letra de Rod Temperton. “Thriller” foi o sétimo e último single do álbum, e o clipe fez com que o álbum estourasse as vendas.

Em uma exibição privada em novembro de 1983, a Vanity Fair escreveu “A classe mais alta compareceu… no histórico Crest Theatre, com capacidade para 500 pessoas: Diana Ross, Warren Beatty, Prince, Eddie Murphy. Catorze minutos após o início, o público estava de pé, aplaudindo e chorando, ‘Mais um! Mais um!’ e Eddie Murphy gritou “Mostre mais uma vez!” E eles mostraram”.

Confira 10 curiosidades relacionadas ao filme:

1 – Michael Jackson’s THRILLER 3D estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2016 e tornou-se o primeiro clipe musical lançado em IMAX 3D em setembro deste ano.

2 – Teve 722MM Visualizações Totais no Youtube

3 – Primeiro clipe musical gravado em filme

4 – Primeira estreia mundial de um clipe musical realizada pela MTV

5 – Primeiro clipe musical a chegar às telonas

6 – Primeiro (e único) clipe musical a ser introduzido no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos EUA

7 – Primeiro clipe musical a inspirar uma coreografia de dança viral

8 – Primeiro clipe musical a ser lançado em IMAX 3D

9 – A música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984

10 – Inspirou o maior flash mob (reconhecido pelo Guinness): 13.597 fãs realizaram a coreografia de Thriller na Cidade do México em agosto de 2009

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios