Darci é empossado como prefeito de Parauapebas ao lado dos 15 vereadores

O prefeito reeleito de Parauapebas, Darci Lermen, tomou posse nesta sexta-feira (1°), com discurso conciliador, conclamando união. Também anunciou que o foco do quarto mandato será resolver em definitivo os problemas de saneamento do município, uma área pela qual é muito cobrado. A sessão solene, restrita, realizada na Câmara Municipal, também empossou os 15 vereadores eleitos no último pleito.

Darci, descreveu que o trabalho será no intuito de conseguir chegar em um “índice altíssimo de tratamento de esgoto, resolvendo o problema da falta de água”, recorrente em alguns bairros da cidade. Segundo ele, saúde e educação também são prioridades. “São três pontos fundamentais que teremos que resolver problemas gigantes”, citou.

Nas redes sociais, o prefeito já havia divulgado o secretariado, antes da posse marcada para as 10h, afirmando estar mudando a maneira de gerir, por isso, priorizou quadros técnicos, avisando que o titular “que não der conta” será substituído.

Darci alcançou 48,42% dos votos, o que equivale a 57.384 votos, e cumprirá o seu quarto mandato na Prefeitura. Ao Correio de Carajás, ressaltou ter amadurecido muito nos últimos anos, chegando em um momento que sabe a melhor maneira de conduzir o município e as pessoas que pode contar.

Darci, falou que o momento não é para perseguições, mas sim, de trabalho em conjunto. “Como a vida passa ligeiro, como o poder é passageiro, e quando a gente sai, eu já passei por isso, nem o vento bate nas nossas costas”, citou.

O mandatário aproveitou para comentar sobre rumores que correm na cidade de que ele poderia cumprir apenas dois anos do mandato de prefeito por interesse de concorrer a deputado. Sobre isso, disse: “Eu não tenho pretensão, não vou ser candidato, a cidade precisa eleger deputado estadual e federal, a gente tem condições de eleger dois estaduais e um federal, mas, não serei eu”.

Já o vice-prefeito João Trindade, mais conhecido como João do Verdurão, assume o primeiro cargo político. À reportagem, afirmou não ter almejado uma carreira política, porém, esse era um sonho que o pai tinha para ele, tornando-se realidade com o pedido das pessoas próximas para que entrasse na disputa política.

VEREADORES

Uma Câmara renovada com os vereadores empossados neste primeiro de janeiro. Dos 13 vereadores da última legislatura que disputaram a eleição, apenas seis foram reeleitos, elegendo apenas uma representante feminina, Eliene Soares. Ao todo são 15 cadeiras.

Por ser o mais idoso, o vereador reeleito Zacarias Marques presidiu a solenidade de posse, ao discursar, manifestou pretensões de se candidatar a prefeitura de Parauapebas na próxima eleição.

A solenidade também definiu a mesa diretora para o biênio 2021/2022. O vereador Ivanaldo Braz consagrou-se o novo presidente da Câmara, quem assume a vice-presidência é Josemir Santos, já Rafael Ribeiro foi eleito como o primeiro secretário, e Zacarias, o segundo secretário.

Os vereadores iniciarão oficialmente os trabalhos na sessão solene do dia 15 de fevereiro. O salário será de R$ 12.660,00, que teve um aumento de R$ 2.203,36, definido em Sessão Extraordinária no dia 21 de dezembro de 2020. Cada político pode contratar 14 assessores para o gabinete.

Vereadores empossados para a Legislatura 2021-2024

•       Ivanaldo Braz (PDT) – 3.988 votos (reeleito);

•       Eliene Soares (MDB) – 2.990 votos (reeleita);

•       Luiz Castilho (Pros) – 2.612 votos (reeleito);

•       Zé do Bode – Elvis Cruz (MDB) – 2.437 votos;

•       Léo Márcio (Pros) – 2.264 votos;

•       Rafael Ribeiro (MDB) – 2.223 votos (suplente de Coutinho na legislatura atual);

•       Elias da Construforte (PSB) – 2.157 votos (reeleito);

•       Joel do Sindicato (PDT) – 2.024 votos (reeleito);

•       Zacarias Marques (PP) – 1.898 votos (reeleito);

•       Francisco Eloécio (Republicanos) – 1.544 votos;

•       Aurélio Goiano (PSD) – 1.508 votos;

•       Josivaldo da Farmácia (PP) – 1.437 votos;

•       Israel Miquinha (PT) – 1.395 votos (vereador em 2009/2012 e 2013/2016);

•       Josemir Silva (Pros) – 1.259 votos;

•       Leandro do Chiquito (Pros) – 1.213 votos;

(Reportagem: Theíza Cristhine)

Coube ao vereador Zacarias colocar a faixa no prefeito
Vice e prefeito já empossados
Juramento de posse dos novos vereadores de Parauapebas. Apenas uma mulher eleita para a Legislatura.
Fonte: Correio de Carajás

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios