Devotos se despedem do Círio 2018 com a romaria do Recírio

Procissão é a 12ª do Círio de Nazaré. No percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré é conduzida por aproximadamente 700 metros até o colégio Gentil em Belém.

Depois de 15 dias de missas, procissões, shows e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, chega ao fim a festividade em Belém. Nesta segunda-feira (29) foi realizada a última das 12 romarias do Círio de Nazaré, o Recírio.

A procissão começou às 7h20, logo após a realização de uma missa campal na Praça Santuário. Antes da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré retornou ao Glória no altar da Basílica, por volta de 5h30 da manhã. Durante a festividade, a imagem ficou mais perto dos fiéis.

No domingo (28) ocorreu o encerramento da Festa de Nazaré. Na ocasião, foi anunciado o tema do Círio 2019: “Maria, mãe da igreja”.

Recírio

Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré foi conduzida por aproximadamente 700 metros, o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à capela do colégio Gentil Bittencourt.

A primeira procissão do Recírio ocorreu no ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da imagem para a capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Atualmente, após a missa no Altar Monumento, leva-se a Imagem para a capela do Colégio Gentil Bittencourt.O final da última procissão foi marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil.

Fonte: G1 Pará

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios