É ouro! Brasileiras repetem feito de Paula, Hortência e Janeth e vencem EUA 28 anos depois

A Seleção Brasileira Feminina garantiu a conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos 2019 ao derrotar os Estados Unidos, no último sábado (10), por 79 a 73 (39 a 38 no primeiro tempo), na grande final realizada no Coliseo Eduardo Dibós, em Lima, no Peru.

Ao longo dos Jogos Pan-Americanos, esta foi apenas a quarta medalha de ouro do Brasil. As duas primeiras vieram em 1967 e 1971, e a terceira com Paula, Hortência e Janeth em Havana, em 1991.

A equipe norte-americana foi ligeiramente melhor no quarto inicial, mas a partir do segundo, o selecionado nacional, comandado por um inspirado José Neto, passou a controlar as ações e esteve sempre na frente buscando desgarrar, o que aconteceu no período final – 20 a 22 (primeiro quarto), 19 a 16 (segundo quarto), 16 a 15 (terceiro quarto) e 24 a 20 (quarto final). O técnico brasileiro foi muito feliz nas alterações feitas ao longo da partida, conseguindo extrair o melhor de cada jogadora em quadra.

A armadora Tainá Paixão, o grande nome desta partida decisiva, comemorou bastante o resultado. “Estamos iniciando um novo ciclo muito bem, conquistando uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, coisa que não acontecia desde 1991. Hoje tive a oportunidade de me destacar, mas temos um grupo homogêneo, em que todas as atletas dão a sua parcela de contribuição; nesta final eu me destaquei mais, contudo, nos jogos anteriores outras jogadoras se destacaram e assim se forma um grupo coeso”, comentou a cestinha da partida, com 24 pontos marcados.

“Esta é uma conquista para todo o basquete feminino, mas as meninas estão de parabéns, assim como a comissão técnica. Tenho certeza que é apenas o começo de uma nova era, pois estamos preparadas para tudo”, complementou a experiente pivô Erika de Souza.

Na fase inicial, o Brasil derrotou o Canadá (79 a 71), Porto Rico (64 a 58) e Paraguai (81 a 37). Em seguida, na semifinal, novo êxito, agora contra a Colômbia (62 a 48).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios