Em 2019, brasileiros terão 16 feriados nacionais

Somados aos estaduais e municipais, serão 19 folgas, sendo que 6 cairão no final de semana

Ano que vem, a população do Brasil terá aproximadamente a metade de um mês distribuída em feriados nacionais e dias que serão pontos facultativos; serão 16 datas, com a coincidência de Tiradentes e Páscoa no mesmo dia. Para os moradores de Belém, há o acréscimo do feriado estadual da “adesão do Grão-Pará à independência do Brasil”, no dia 15 de agosto, e dos feriados municipais: aniversário de Belém (12 de janeiro); Corpus Christi (20 de junho) e Recírio (26 de outubro).

De acordo com o assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS), Fernando Soares, os dias de folga movimentam as finanças dos empreendimentos em território paraense. “Há um aquecimento na economia do Estado, principalmente nos balneários mais famosos, que elevam a renda. Feriados são ótimos para vendas, principalmente os prolongados”, afirma o advogado. A expectativa do setor para o período que vai do último feriado até o dia 15 de novembro é de alta do consumo. “Estamos otimistas. Especialmente em relação à Ilha de Mosqueiro, que é um destino mais fácil e rápido para os belenenses. Nos últimos feriados houve muita demanda pra lá. Salinas também deve ficar bem movimentada. A expectativa é sempre boa com feriados prolongados”, diz Soares.

Para o economista do Conselho Regional de Economia do Pará e do Amapá (Corecom PA/AP), Luís Carlos das Dores, o ramo industrial é o mais afetado negativamente. “Os industriais são os que podem ter mais prejuízo, na medida em que precisam parar as máquinas se os operadores não estiverem lá”, indica. “Já para o setor de comércio e serviços, observamos que há sim uma movimentação maior. Pois as pessoas que não querem cozinhar, para descansar mais, podem aproveitar para ir a um restaurante”, exemplifica.

Joy Colares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), diferente de Soares e Das Dores, acredita que não há uma melhoria significativa no cenário dos negócios durante os feriados, mas também não há prejuízos. “Para o comércio, os feriados não têm tanto significado”, opina. De acordo com ele, as empresas que param nas datas comemorativas compensam as horas perdidas nos dias que antecedem a folga. No feriado de ontem, como resultado de um acordo entre o Sindlojas e o Sindicato Laboral, as empresas do comércio de Belém fecharam, mas abrirão nos próximos feriados; dos dias 15 de novembro (Proclamação da República) e 8 de dezembro (dia de Nossa Senhora da Conceição).

Dados de um levantamento da consultoria Mercer, informam que Índia e Colômbia são os países com mais feriados no mundo com a marca de 18, cada um. O Brasil está em sétimo lugar, com 12 feriados fixos, mas devem ser acrescentados na programação anual os pontos facultativos, que são os decretos realizados pelos órgãos dos governos que consistem em dispensar a obrigatoriedade do funcionamento das empresas e estabelecimentos comerciais em dias determinados.


Confira os feriados e pontos facultativos de 2019:


Datas nacionais:

1º de janeiro (terça-feira) – feriado nacional – Confraternização universal

4 de março (segunda-feira) – ponto facultativo – Carnaval – Segunda-Feira

5 de março (quinta-feira) – ponto facultativo – Carnaval – Terça-Feira

6 de março (quarta-feira) – ponto facultativo até as 14 horas – Quarta-feira de Cinzas

19 de abril (sexta-feira) – feriado nacional – Paixão de Cristo

21 de abril (domingo) – feriado nacional – Tiradentes e Páscoa

1º de maio (quarta-feira) – feriado nacional – Dia Mundial do Trabalho

20 de junho (quinta-feira) – feriado nacional – Corpus Christi

7 de setembro (sábado) – feriado nacional – Independência do Brasil

12 de outubro (sábado) – feriado nacional – Nossa Senhora Aparecida

28 de outubro  (segunda-feira) – ponto facultativo – Dia do Servidor Público

2 de novembro (sábado) – feriado nacional – Finados

15 de novembro (sexta-feira) –  feriado nacional – Proclamação da República

24 de dezembro (terça-feira) – ponto facultativo – Véspera do Natal

25 de dezembro (quarta-feira) – feriado nacional – Natal

31 de dezembro (terça-feira) – ponto facultativo – Véspera de Ano-Novo 2018

Feriado estadual:

15 de agosto (quinta-feira) – Adesão do Grão-Pará à independência do Brasil

Feriados Municipais:

12 de janeiro (sábado) – Aniversário de Belém

8 de dezembro (domingo) – Nossa Senhora da Conceição

Fonte: Redação

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios