Espanha e Portugal se preparam para a chegada do furacão Leslie, o mais forte em 76 anos

Tempestade chega à Europa dias depois de enchentes deixarem mortos no Mediterrâneo.

O furacão Leslie deve atingir a Península Ibérica, onde estão Espanha Portugal, na noite de sábado (13) – o mais poderoso a atingir a região desde 1942, segundo autoridades locais. A tempestade carrega fortes ventos e chuvas dias depois de enchentes mortais na ilha espanhola de Mallorca.

O furacão deve chegar às proximidades da capital portuguesa, Lisboa, antes de se locomover pela península, com ventos de até 100 km/h, disse o serviço estatal de clima da Espanha. Há, porém, a possibilidade de os ventos ultrapassarem a máxima histórica de 190km/h. Antes, Leslie passou pela ilha da Madeira, no Atlântico.

Em Portugal, 13 dos 18 distritos estão em alerta vermelho, o mais intenso da escala. Por isso, as autoridades pediram que a população se afastasse das zonas costeiras e que evitasse sair de casas.

Na Espanha, os serviços de emergência alertaram para a possibilidade de enchentes instantâneas e pediram para que os motoristas fiquem vigilantes em casos de fortes ventos. Tempestades separadas no norte e no leste da Espanha significam que fortes chuvas são esperadas ao redor de boa parte do país no domingo.

Depressão pós-tropical

Ainda um furacão categoria 1, Leslie deve enfraquecer levemente à medida que se move para o leste neste sábado, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Há a expectativa de que a tempestade passe a ser classificada como depressão pós-tropical já ao atingir a costa europeia. Até segunda-feira, Leslie deve se dissipar.

National Hurricane Center
@NHC_Atlantic

Here are the 11 PM AST Oct. 12 Key Messages for Hurricane , concerning potential impacts in and after Leslie become post-tropical. https://www.nhc.noaa.gov/refresh/graphics_at3+shtml/233734.shtml?key_messages#contents 

Fonte: G1

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios