Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) abre com cavalgada

Tido como um dos maiores eventos do agronegócio do Norte do País, a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) abre neste sábado (8) a sua 32ª edição, sendo a primeira em setembro. A feira tradicionalmente é realizada em julho, mas em 2018, devido à Copa do Mundo, a organização postergou. Segundo os pecuaristas, nada que tire o brilho da festa que tem como primeiro ato a tradicional cavalgada. Centenas de cavaleiros e amazonas vão cavalgar desde o perímetro do Aeroporto, via BR-230, Nova Marabá e depois BR-155, até o Parque de Exposição José Francisco Diamantino.

Ontem à tarde, muitos estandes ainda não estavam prontos e devem ser finalizados somente hoje ao longo do dia, na última hora. Expositores atribuíam o atraso às chuvas de quinta e sexta-feira sobre Marabá, que prejudicaram o planejamento e execução dos espaços. Mesmo assim, o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM) garante que o Parque estará pronto a tempo e com o mesmo brilho conhecido da festa, de anos anteriores.

Como já é tradição, a concentração dos participantes começa entre seis e oito horas da manhã na Rodovia Transamazônica, em frente ao Aeroporto “João Correia da Rocha”. O percurso de 15 km passa na Rodovia Transamazônica, faz um trajeto na VP8, entra na BR novamente até a chegada ao Parque de Exposição. Por onde passa a Cavalgada chama atenção com cavaleiros e amazonas em animais e charretes enfeitados. Ao final, os participantes podem saborear um almoço com muito churrasco. Está previsto premiação de uma motocicleta para a melhor comitiva.

São esperados cinco trios elétricos para animar a cavalgada.  O evento conta com a participação dos órgãos de segurança. O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, ressalta que, defende sempre bons tratos aos animais, uma das medidas é a presença em vários pontos do trajeto de bebedouros de água para os animais.

Depois da churrascada, é esperar o início da noite para colocar a calça jeans, a camisa, a bota e o chapéu e participar da festa, que é oficialmente aberta com uma solenidade, na sede do Sindicato Rural de Marabá, com a presença de autoridades da região. Na primeira noite da Expoama, o público vai poder prestigiar o show de Luiza e Maurílio e Humberto e Ronaldo.

No domingo, às 11 da manhã, no Tatersal do parque, é aberta a programação de leilões com o da RR Agropecuária. Até o dia 16 de setembro serão seis leilões, que vão reunir cerca de 10 mil animais de raça. As palestras começam na segunda-feira, às 8 horas e meia, com o tema a tributação no agronegócio, já os rodeios iniciam na terça-feira.

Fonte: Com informações da Assessoria do SPRM

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios