LUTO: Morre Failsal Salmen primeiro prefeito da história de Parauapebas

O Ex-Prefeito de Parauapebas Faisal Salmen, tinha 68 anos, faleceu na noite da última sexta-feira (23), no Hospital Municipal de Parauapebas. Faisal Salmen foi vítima de um infarto fulminante. A informação foi confirmada pela filha do pioneiro de Parauapebas.
 A notícia logo se espalhou pelas redes sociais. A ex-esposa que também foi prefeita em Parauapebas Bel Mesquita, disse lamentar a morte de Faisal. De acordo com informações, Bel está viajando e deve chegar neste sábado (24), juntamente com o filho, Faisal filho, para participar do velório e sepultamento.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain nasceu dia 23 de fevereiro de 1953 na cidade paulista de Agudos, a 330 km da pujante capital, São Paulo, hoje, com 123 anos de fundação, e com cerca de 37 mil habitantes. Claro, que quando ele nasceu lá há 68 anos a cidade era bem pequena. O pai Mahmoud Salmen Hussain, empresário, e a mãe, Rasma Fayad Salmen, eram libaneses, chegaram ao Brasil ainda crianças no início do século passado. A mãe morreu ainda em São Paulo e o pai faleceu em Parauapebas. A família era grande. Além de Faisal, o casal teve ainda mais sete filhos: Fued, Feis, Farid, Fauez, Fauzia, Faruk e Fauze. Cinco já morreram: Feis, Farid, Fauze e o músico Faruk Salmen, que morreu de câncer dia 20 de abril de 2000 e é nome de uma das principais avenidas de Parauapebas.

História

Família classe média, o menino Faisal teve uma infância e uma adolescência tranquila em Agudos, apesar de sofrer bullying na escola pelo fato de ser gordinho demais, especialmente com 14 e 15 anos de idade. Às vezes emagrecia, mas em pouco tempo voltava a engordar de novo e era motivo de gozação na escola. Apesar da obesidade, gostava de brincar com os amigos de tudo que era possível: peão, baliza e carrinho de rolimã.

Primeira eleição

Em 1988, quando foi a realizada a primeira eleição em Parauapebas o médico Faisal Salmen saiu candidato pelo PTB, tendo como candidato a vice-prefeito Renato Araújo, o Renatinho, do PSD. O adversário mais forte do outro lado era Volney, do PDT.
“A elite de Parauapebas era contra mim e eu contava com o apoio do povo, das pessoas realmente populares. Defendia os mais necessitados em todos os sentidos, inclusive contra latifundiários que vieram de Paragominas e queria tomar terra aqui no município. Eu, com o apoio dos deputados federais Ademir Andrade, Asdrúbal Bentes e Plínio Pinheiro, enfrentamos os poderosos fazendeiros e evitamos o desmatamento por si só e demos as áreas pleiteadas para o povo morar, transformando-os em bairros”, destacou.

A eleição ocorreu em novembro de 1988 e Faisal Salmen foi eleito o primeiro prefeito de Parauapebas e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.

Com informações do Pebinha de Açúcar

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios