DestaqueInternacional

Maior avião já construído no mundo faz primeiro voo de teste na Califórnia

Aeronave tem duas fuselagens, unidas por uma asa de 117 metros, e foi projetado para lançar satélites em órbitas baixas da Terra.

O Stratolaunch, anunciado como o maior avião já construído no mundo, fez neste sábado (13) seu primeiro voo de teste na Califórnia, nos Estados Unidos. A aeronave decolou do aeroporto de Mojave e sobrevoou 112 km sobre o deserto, ao norte de Los Angeles, segundo a agência Associated Press.

O avião tem duas fuselagens, unidas por uma asa de 117 metros, pesa 227 toneladas e foi projetado para lançar satélites em órbitas baixas da Terra. A principal vantagem competitiva seria a possibilidade de utilizar diferentes aeroportos em vez de locais de lançamento fixos.

O projeto é da empresa Stratolaunch Systems, criada em 2011 pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, morto em outubro do ano passado.

Maior avião já construído no mundo faz primeiro voo de teste na Califórnia — Foto: Matt Hartman/AP

Maior avião já construído no mundo faz primeiro voo de teste na Califórnia — Foto: Matt Hartman/AP

O Stratolaunch deixou seu hangar pela primeira vez em maio de 2017 para iniciar os testes de solo, como movimentação na pista até quase atingir a velocidade de decolagem.

A companhia adquiriu dois Boeings 747 usados e os remontou em uma unidade capaz de decolar com uma carga de 590 toneladas.

O principal diferencial do avião vantagem da vantagem dos sistemas de lançamento aéreo é que eles podem usar aeroportos diferentes e evitar as limitações de locais de lançamento fixos, afetados pelo clima, tráfego aéreo e tráfego marítimo.

 O maior avião do mundo tem duas fuselagens, unidas por uma asa de 117 metros  — Foto: April Keller / Stratolaunch Systems Corp / AFP Photo

O maior avião do mundo tem duas fuselagens, unidas por uma asa de 117 metros — Foto: April Keller / Stratolaunch Systems Corp / AFP Photo

Fonte: G1

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios