Mais de 100 manifestantes são presos por aglomeração em manifestação pela democracia e contra o racismo em Belém

Grupo se reuniu na manhã do último domingo (7) no bairro de São Brás.

Mais de 100 pessoas foram detidas durante uma manifestação em favor da democracia e contra o racismo no Mercado de São Brás, no centro de Belém. De acordo com a Polícia, dentre os detidos, 16 eram adolescentes. Ainda segundo os policiais, foram apreendidos com os manifestantes sinalizadores, explosivos caseiros e produtos inflamáveis.

De acordo com a PM, as prisões ocorreram pois os manifestantes estavam descumprindo o decreto estadual que proíbe aglomerações de mais de 10 pessoas no estado. A medida é usada como prevenção a pandemia de Covid-19 no estado.

Segundo a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), o estado contabiliza 54.271 casos e 3.678 óbitos por Covid-19. Além disso 42.623 pacientes já foram recuperados.

O governo do Pará afirma que, apesar das prisões, não houve incidentes no protesto. Manifestantes seguiam pela praça, que fica ao redor do mercado, gritando palavras de ordem e expondo cartazes. No entanto, após as prisões, a polícia afirma que encontrou máscaras de gás, desodorantes spray, isqueiros, soro fisiológico, símbolos anarquistas, tesouras, canivetes e explosivos caseiros.

Segundo o governo do Pará, sete pessoas identificadas como líderes da manifestação foram intimadas e ouvidas. Os adolescentes foram apreendidos e apresentados à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).

Manifestantes se reuniram em Belém em ato contra o fascismo. — Foto: Fabiano Vilella - TV Liberal

Manifestantes se reuniram em Belém em ato contra o fascismo. — Foto: Fabiano Vilella – TV Liberal

G1 Pará

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios