Norte Energia realiza simulação de acidente com a população do entorno de Belo Monte

Procedimentos para prevenir acidentes que afetem os funcionários e a população do entorno da hidrelétrica de Belo Monte foram realizados pela Norte Energia, empreendedora da usina. O 1º Exercício Simulado em Escala Real com moradores das comunidades locais do complexo hidrelétrico começou dia 15 e prossegue até o dia 30 deste mês.

A simulação de acidentes está previsto no Plano de Ações Emergenciais (PAE), que integra o Plano de Segurança de Barragens (PSB) da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Os exercícios estão alinhados à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei no 12.334/2010) e simulam situações reais de acidente, incluindo alertas por sirenes e evacuação pelas rotas de melhor caminho para pontos estratégicos, locais seguros já mapeados, devidamente sinalizados.

Moradores da comunidade Pedrosa participaram da atividade , além da equipe técnica da empresa. Também participaram da simulação de acidente, entidades parceiras como o 9º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Altamira, a Defesa Civil e Prefeitura de Vitória do Xingu, município onde está situada

a comunidade.

“Acredito que as pessoas ficarão em alerta para a necessidade de evacuação nos momentos de risco. Me sinto seguro, pois todos os dispositivos estão funcionando e agora já sabemos como utilizá-los”, afirma Anselmo Hoffmann, moradora da comunidade Pedrosa.

De acordo com o gerente de Implantação do PSB da Norte Energia, Flávio Linhares, os moradores são orientados desde as primeiras reuniões. “A comunidade recebe todas as informações necessárias sobre segurança das nossas barragens e sobre como agir em uma emergência. O exercício externo, como o de hoje, faz parte do programa de treinamentos previstos, aferindo, de forma prática, os procedimentos do plano de evacuação orientados no decorrer das apresentações feitas nesses encontros”, explica.

Fonte: Norte Energia

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios