Pará é alvo de operação que combate extração de ouro ilegal

O Pará é alvo da operação Rota de Ouro, da Polícia Federal. Com o objetivo de desarticular suposto mercado de ouro ilegal extraído da região de Natividade, em Tocantins, os agentes cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Gurupi (TO). Além disso, 12 mandados de intimação estão sendo cumpridos nos estados de Tocantins, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Pará.

  • Presos no Pará homens que transportavam ouro ilegal e dinheiro

Algumas contas bancárias dos envolvidos estão bloqueadas, tudo para que os valores dos minérios extraídos seja recuperado, além da reparação dos danos ambientais causados com a extração.

O destino do ouro ilegal era São Paulo e o exterior.

As investigações foram iniciadas após fiscalização em um de garimpo ilegal na zona rural de Chapada de Natividade (TO). Na ocasião, o local foi fechado.

Essa extração ilegal não gera benefícios para a comunidade local, não há criação de empregos formais e nem arrecadação de impostos, inclusive a população local tem sofrido com os danos ambientais e contaminação com metais pesados utilizados pela garimpagem ilegal do ouro.

(Com informações da Polícia Federal)

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios