Parauapebas: Comércio fecha as portas nesta terça

Nesta terça-feira, 30, é celebrado o Dia do Comerciário em todo o Brasil. Em Parauapebas, é feriado para o setor e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio vai celebrar a data com um dia de lazer para associados, em um balneário da cidade.

De acordo com o presidente do Sindicato, Adeilton Aves de Freitas, atualmente os trabalhadores do setor comercial não têm muito a comemorar por conta do arrocho salarial puxado pela política econômica do governo do presidente Michel Temer, que elevou a inflação, trazendo a reboque o reajuste de preços de todos os itens básicos da população, como gás de cozinha e energia elétrica.

Adeilton Freitas diz que comerciários não tem muito o que comemorar no seu dia

Ele observa que a classe sofre por tabela com a crise financeira e a política econômica do País. Segundo Freitas, este ano eles conseguiram durante a convenção coletiva anual alguns ganhos para a classe, mas ainda está aquém do desejado.

O reajuste salarial foi de apenas 2,8%, elevando o piso da categoria para apenas R$ 1.185,00, mas eles conseguiram manter ticket-refeição, que soma mais R$ 163,00 aos vencimentos dos trabalhadores. Para ele, se o próximo governo não fizer uma reforma fiscal e tributária, as coisas só tendem a piorar.

O presidente destaca que o comércio vive da circulação do dinheiro dos consumidores, incluindo os próprios trabalhadores do setor, que deixam o que ganham nessa ciranda financeira. No entanto, sem emprego e com inflação alta, há retração essa circulação porque o consumidor fica sem poder de compra.

Com isso, o comércio entra em colapso e o resultado é demissão e, muitas vezes, até o fechamento de empresas. “Tudo é uma via de mão dupla. O comércio dependente do consumidor e o consumidor, para fazer a engrenagem girar, precisa ter poder de compra. Sem renda e com tudo aumentando diariamente, a situação se agrava e chega ao estágio em que estamos”, diz Freitas.

Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado anualmente em 30 de outubro no Brasil. Oficialmente, esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.

 (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios