Parauapebas: Jovem diagnosticado com coronavírus fala sobre o caso em vídeo

Renan estava na Itália e resolveu voltar para a cidade natal a fim de proteger sua vida

A manhã do último sábado (28) foi de ansiedade em Parauapebas, isso porque a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, o 17º diagnóstico da doença no estado.

Horas após a divulgação do caso, o jovem que atestou positivo para a pandemia resolveu se pronunciar por meio de um vídeo, que começou a circular nas redes sociais no início da tarde.

Na gravação, Renan Santos Ferreira, de 25 anos, pede desculpas à população e afirma que tomou todas as precauções para não propagar o vírus.

“Eu sei que tem muita gente indignada com essa situação, e eu entendo a revolta”, declara. “Quando eu decidi vir para cá (Parauapebas), me isolei na chácara do meu pai por 13 dias e, agora, estou na casa da minha mãe, sem sair”, narra ele.

Natural de Parauapebas e formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Brasília (UnB), o jovem relata que foi para Roma, capital da Itália, em setembro do ano passado para cursar um mestrado na área de Especialização de Satélites quando tudo começou.

“Eu passei a notar a elevação dos casos de coronavírus lá (na Itália) e, mesmo assim, o comportamento das pessoas não mudava. Elas acreditavam que era só uma gripezinha e endossavam o argumento falando da qualidade do sistema de saúde”, expõe Renan.

O rapaz conta que seu estado de saúde é estável e passa bem. “Eu só tive uma febre, que me alertou para fazer o exame. Não tive tosse seca e, a princípio, nem pensava que fosse coronavírus”, alega ele.

APELO

Ainda no vídeo, que tem duração de 4:30, Renan pede para as pessoas buscarem a prevenção. “O isolamento é, sim, eficiente. Sigam em casa. Não é besteira. Pessoas estão morrendo. Por favor, tenham consciência”, apela.

Para Renan, se os italianos tivessem adotado medidas de enfrentamento à doença antes da proliferação, o cenário de cerca de cerca de 700 mortes por dia não seria uma realidade. (Da Redação)

Renan gravou vídeo na manhã deste sábado, assim que o caso foi informado pela Sespa (Reprodução)
Fonte: Correio de Carajás

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios