PF coloca oito atrás das grades por exploração irregular de minério na região

A extração ilegal de minério na região  sudeste do Pará, é alvo de operação da Polícia Federal, iniciada na madrugada desta sexta-feira (07). A Operação Rota do Minério objetiva fiscalizar e desarticular esse esquema criminoso.

Já foram apreendidos oito caminhões de grande porte que transportavam, sem autorização legal, aproximadamente 500 toneladas de minério de manganês acondicionados em 8 veículos, que também foram apreendidos.

O minério é pertencente a União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação. Assim, foi lavrado auto de prisão em flagrante contra sete pessoas que conduziam os veículos, sendo uma delas ainda presa por dirigir alcoolizada, crime previsto no art. 306 da lei 9.503/97, com pena prevista de até 3 anos de detenção. Pelo transporte ilegal de manganês, todos os detidos incidiram no crime previsto no Artigo 2º, §1º da Lei nº 8.176/91, com pena prevista de até 5 anos de detenção. grande porte que transportavam, sem autorização legal, aproximadamente 500 toneladas de minério de manganês acondicionados em 8 veículos, que também foram apreendidos.

A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério, sendo o combate a essa prática criminosa recorrente pela Delegacia da Polícia Federal em Marabá. Acredita-se que tais caminhões tinham como destino o porto de Barcarena, região nordeste do Pará, onde a mercadoria de lá seria exportada.

Com informações do Diário do Pará

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios