
A Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou quinta-feira, 26, a operação Offside mineral, com o objetivo de fiscalizar e desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de minério de manganês em Curionópolis, no sudeste do Pará. A operação está em andamento.
As investigações identificaram o fato de que a empresa alvo da operação utiliza títulos minerários vencidos e extrai minério em grande quantidade em local diverso do autorizado pela ANM.
Segundo investigações, matéria prima pertence a União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, artigo 2 da lei 8.176/91, além de falsidade ideológica, artigo 299 do Código Penal, e organização criminosa, artigo 2 da lei 12850 de 2013.
A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério. Em 2020, a Polícia Federal deflagrou várias operações de combate a esta prática, com bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante, apreensão de veículos, além da atuação junto ao destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação.
Participam da ação 32 policiais federais e 3 servidores da ANM.
Com informações: Assessoria de Comunicação da Polícia Federal