PF desarticula esquema ilegal de extração de manganês em Curionópolis

A Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou quinta-feira, 26, a operação Offside mineral, com o objetivo de fiscalizar e desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de minério de manganês em Curionópolis, no sudeste do Pará. A operação está em andamento.

As investigações identificaram o fato de que a empresa alvo da operação utiliza títulos minerários vencidos e extrai minério em grande quantidade em local diverso do autorizado pela ANM.

Segundo investigações, matéria prima pertence a União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, artigo 2 da lei 8.176/91, além de falsidade ideológica, artigo 299 do Código Penal, e organização criminosa, artigo 2 da lei 12850 de 2013.

A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério. Em 2020, a Polícia Federal deflagrou várias operações de combate a esta prática, com bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante, apreensão de veículos, além da atuação junto ao destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação.

Participam da ação 32 policiais federais e 3 servidores da ANM.

Com informações: Assessoria de Comunicação da Polícia Federal

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios