Portos para minério de ferro na Austrália se preparam para ciclone

Fenômeno deve chegar à costa neste sábado

Os principais portos de exportação de minério de ferro da Austrália foram fechados antes de um ciclone que deve chegar à costa no sábado, informou a autoridade portuária nesta sexta-feira.

“O porto de Port Hedland mudou para Estágio 3 de Alerta para Ciclone – Porto Limpo”, disse a Autoridade de Portos de Pilbara em um comunicado.

“O porto de Dampier concluiu o Estágio 3 – Porto limpo e em fase de fechamento”, afirmou.

Port Hedland é o maior ponto de exportação do mundo para minério de ferro e é usado por BHP Group, Fortescue, enquanto a Rio Tinto exporta via porto de Dampier.

A BHP e a Rio disseram na quinta-feira que estão monitorando a situação e fazendo os preparativos antes do sábado, quando se prevê a chegada do fenômeno climático.

“Ventos destrutivos começarão na costa no sábado de manhã”, acrescentou a agência de meteorologia do país.

A Rio Tinto embarcou 327,4 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, enquanto a BHP embarcou 240 milhões de toneladas, e a Fortescue, 173,5 milhões de toneladas.

Uma série de ciclones no ano passado reduziu as exportações no primeiro trimestre.

As notícias sobre o ciclone sustentaram os preços do minério de ferro na China, nesta sexta-feira.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios