Prefeitos de cidades do sudeste paraense decidem fechar as praias no mês de julho

Segundo o MPPA, a chegada do veraneio propicia maior circulação de pessoas entre as cidades da região, o que poderia acelerar a disseminação do novo coronavírus.

O verão amazônico no sudeste do Pará será diferente neste ano de pandemia: as praias, muito procuradas nesse clima quente, vão ficar fechadas. A decisão foi tomada durante uma vídeo conferência entre o Ministério Público do Pará (MPPA) e 12 prefeitos da região, que concordaram em fechar as praias em julho nos municípios de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

A chegada do veraneio propicia maior circulação de pessoas entre as cidades da região, causando aglomerações, o que poderia acelerar a disseminação do novo coronavírus. A preocupação se dá devido ao sistema de saúde da região possuir capacidade limitada para o atendimento de pacientes. O Hospital Regional do Araguaia, por exemplo, tem apenas 18 leitos para atender os municípios do sudeste.

Durante a reunião virtual, realizada no dia 19 de junho, os prefeitos explicaram a dificuldade em realizar a fiscalização das praias devido a distância entre elas. Porém, alguns disseram que já cancelaram eventos, como é o caso da Prefeitura de Xinguara, que cancelou todos os eventos que ocorreriam na Praia do Pontão.

Os promotores querem solicitar ao Governo do Estado que adote medidas para reforçar a fiscalização nas praias no período do veraneio. O funcionamento de bares e restaurantes por alguns municípios é visto com preocupação e foi um ponto polêmico da reunião, pois a maioria dos prefeitos é contra impedir o funcionamento dessas atividades.

A secretária de Saúde de Xinguara, Janaína Ferreira, disse que está difícil controlar a disseminação do vírus, em razão da população não respeitar os decretos expedidos. O mesmo acontece em São Félix do Xingu, o município não possui quantitativo de policiais militares suficiente para apoiar as fiscalizações, segundo o MPPA.

Participaram da reunião os promotores de justiça, prefeitos, secretários de saúde, secretários de administração, procuradores municipais e representantes da Defesa Civil dos municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Redenção, Sapucaia, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Ourilândia do Norte, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte e Tucumã.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios