Premiê diz que Reino Unido passou do pico de covid-19 e promete plano para fim do isolamento

Johnson deu esperança aos britânicos confinados, mas os exortou a se aterem às restrições concebidas para desacelerar a disseminação do vírus

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o país passou do pico do surto de coronavírus e prometeu delinear uma estratégia para encerrar o isolamento na semana que vem, apesar do crescimento das mortes e das críticas à reação de seu governo.

Realizando sua primeira coletiva de imprensa desde que se recuperou da covid-19, e um dia depois de sua noiva dar à luz, Johnson deu esperança aos britânicos confinados, mas os exortou a se aterem às restrições concebidas para desacelerar a disseminação do vírus.

“Posso confirmar hoje que, pela primeira vez, passamos do pico desta doença. Passamos do pico e estamos no declive, e temos muitas razões para ter esperança no longo prazo”, disse Johnson.

Atualmente, o Reino Unido soma 26 mil mortes da Covid-19, o segundo maior número da Europa.

Isso criou pressão no governo no tocante à sua reação ao surto, que veio depois de alguns vizinhos europeus, e está incitando cautela na suspensão de restrições à circulação por temor de que isso leve a um segundo pico.

“Agora é vital não perdermos o controle e bater de cara em uma segunda montanha, uma ainda maior”, disse o premiê.

Mas como o desemprego está aumentando e muitas empresas estão em dificuldades, o governo está sendo pressionado a delinear uma estratégia de saída.

Johnson prometeu delinear na semana que vem um “menu de opções” sobre como o isolamento poder ser amenizado, mas disse que as datas exatas de qualquer mudança dependerão de conselhos e dados científicos.

O governo também está sendo questionado por seu possível fracasso em cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Saúde, Matt Hancock, de realizar 100 mil testes diários de detecção do vírus até o final de abril — os exames são considerados cruciais para se encerrar o isolamento.

Johnson foi infectado pelo vírus, que o deixou gravemente doente e sob tratamento intensivo no pico do surto, e voltou ao trabalho na segunda-feira.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios