
Uma avaliação feita pela equipe de reportagem do Portal, concluiu que o desemprego voltou a subir em Parauapebas, segundo dados levantados pela reportagem. Bem diferente do que vem sendo divulgado pela mídia local, e pela administração pública que faz vista grossa em relação ao assunto.
Em Parauapebas, milhares de pessoas procuram vagas no mercado de trabalho gerando todos os dias filas enormes de desempregados em busca de trabalho no Sistema Nacional de Emprego “Sine“.
O desemprego de longo prazo atinge mais fortemente as mulheres. Entre as desocupadas, 28,8% estão nessa condição há pelo menos dois anos, contra 20,3% dos homens desempregados na mesma situação – embora o crescimento tenha sido maior entre o público masculino.
Na análise por faixa etária, 27,3% dos desocupados com mais de 40 anos insistem sem sucesso na busca por trabalho há pelo menos dois anos, mas o crescimento do desemprego de longo prazo é maior entre os jovens.
“Estou voltando para a casa da minha mãe no Maranhão, pois já estou desempregada há 2 anos em Parauapebas, tenho filhos pequenos e a necessidade fala mais alto”. Relatou Maria da Silva da Costa, moradora do Bairro Tropical.
Fonte: Direto da Redação do Portal do Carajás