Robô-verme pode salvar humanos acometidos por AVC

Engenhoca minúscula passeia pelas veias do cérebro e pode desobstruí-las

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um robô de 0,6 milímetros de diâmetro, mas comprido (por isso o apelido de robô-verme), que poderá se deslocar, guiado remotamente, pelo labirinto de artérias e veias do cérebro, para salvar pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

A pesquisa liderada por Xuanhe Zhao e Yoonho Kim usou um polímero com partículas magnéticas incorporadas a ele, para que o dispositivo possa ser guiado. O robô também é autolubrificante devido ao uso de hidrogel.

No futuro, os médicos vão poder guiar o robô remotamente pelos vasos cerebrais e tratar rapidamente bloqueios e lesões de aneurismas e derrames. “O AVC é a quinta causa de morte e a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos. Se o AVC agudo puder ser tratado nos primeiros 90 minutos, as taxas de sobrevivência dos pacientes poderão aumentar significativamente”, afirmou Xuanhe Zhao, professor associado de engenharia mecânica e engenharia civil e ambiental do MIT. “Se pudéssemos projetar um dispositivo para reverter o bloqueio dos vasos sanguíneos dentro desta ‘hora de ouro’, poderíamos potencialmente evitar danos cerebrais permanentes. Essa é a nossa esperança.”

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios