Seis cantores do pop brasileiro que vale a pena conhecer

O sucesso internacional de Anitta e Pabllo Vittar mostrou que o pop brasileiro da segunda década do século 21 é um fenômeno comercial e de qualidade. As portas abertas pelas cantoras está sendo ocupada por novos artistas promissores.

Ao contrário do ocorrido no começo do novo milênio, quando a música pop restringiu-se – sem nenhum demérito – a versões nacionais dos sucessos norte-americanos, o experimentalismo e a mescla de cultura ganha força na nova geração.

Confira:

O cantor capixaba surgiu no cenário nacional em 2012, com o disco Claridão. A consolidação veio com o álbum Silva Canta Marisa (2016). O mais recente trabalho, Brasileiro (2018), agradou a crítica e público – em agosto, as apresentações na capital tiveram sessão esgotada.

Silva é uma espécie de líder dessa nova geração (ao lado da cantora IZA). Comanda um estilo de MPB sem medo der ser pop, capaz de beber em influências tão diversas como Britney Spears e bossa nova.

Jão
Aos 24 anos, o cantor paulista é o exemplo mais típico da nova geração. O rapaz apareceu na internet gravando covers de gringos e brasileiros: o talento chamou atenção e ele lançou o primeiro disco da carreira, LOBOS (2018).

A pouca idade combina com o estilo versátil e arriscado de Jão. Ao longo das faixas autorais, o rapaz arrisca-se no samba, flerta com o pop radiofônico e canta a plenos pulmões sobre um amor incondicional, dolorido e intenso.

Mahmundi
Para Dias Ruins é o nome do segundo disco da cantora de 31 anos. A escolho foi acertada: Mahmundi tem a capacidade de misturar violão, reggae, jazz e batidas eletrônicas, resultando em um MPB moderninha.

Imagem, o primeiro single do projeto, reflete o mundo eletrônico no qual Mahmundi foi criada: é clara a influência da dance music dos anos 1990.

Gloria Groove
Não é só de Pabllo Vittar que vive a cena de cantoras drag queens do Brasil. Gloria Groove – e o hit Bumbum de Ouro – estão aí para provar: essas artistas conseguem como poucas unir atuação e vocais poderosos.

Com formação em canto, Groove tem se destacado com músicas dançantes e que misturam o pop americano com funk e arrocha. Conhece o single Arrasta, com Léo Santana?

ZA
A artista é um canhão do pop nacional: presença de palco, voz e hits compõem o repertório de IZA. O primeiro disco, Dona de Mim (2018), é certamente um dos melhores álbuns deste ano.

IZA se junta a veteranos e novatos como ela em um disco com muita black music, rap e pop. Integram o time Rincon Sapiência, Ruxell, Marcelo Falcão, Ivete Sangalo e Thiaguinho.

Anavitória
O duo Anavitória é formado por Ana Clara Caetano e Vitória Fernandes Falcão. As cantoras começaram a fazer sucesso após vídeo lançado no Youtube da música Singular. Em 2016, lançaram seu primeiro álbum (Anavitória), sob a produção de Tiago Iorc, trabalho que recebeu prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa no Grammy Latino pela composição Trevo(Tu).

Este ano, a dupla lançou álbum O Tempo é Agora e ainda estreou no cinema com comédia romântica musical Anavitória, filme que conta a carreira das artistas. Em letras que falam de amor, as cantoras descrevem o estilo como pop rural, com músicas com melodia suave e acústicas.

Fonte: Metropoles

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios