Canaã dos CarajásCidadesDestaque

SEM TRANSPARÊNCIA: Canaã dos Carajás inicia 2019 sem divulgar receita e despesas ao cidadão

A Prefeitura de Canaã dos Carajás se submete a um situação que não é inédita no município, a cidade que prevê a sua maior arrecadação da história, em 2019, inicia o ano e permanece sem o mínimo de transparência, mesmo que lei determine que seja divulgado em tempo real as informações relativas à execução orçamentária e financeira.

Já se inicia o segundo mês, que a prefeitura não disponibiliza nenhum meio para divulgação da execução orçamentária, nem receitas nem despesas. Conforme verificação da equipe do Portal Canaã, o cidadão, atualmente, só tem acesso a dados de 2017 através do site governotransparente.com.br.

A partir de 2018, a prefeitura passou a usar outro mecanismo de divulgação, que era pra está disponível no endereço www.canaadoscarajas.pa.gov.br/transparencia/. Porém, no endereço, não é possível consultar informações atuais nem mesmo de 2018.

O mesmo fato aconteceu no início de 2017, denunciado pelo Portal Canaã, onde o órgão passou, também, a omitir tais informações e, também, no segundo semestre de 2016, divulgado com exclusividade.

Até o momento, a prefeitura, nem a assessoria de comunicação, divulgou algum esclarecimento sobre o descumprimento da legislação, que obriga  a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios “a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet)”.

Prefeitura de Canaã divulga aviso

A Lei da Transparência

A divulgação das contas públicas, inclusive por meios eletrônicos como a internet, é, acima de tudo, uma obrigação prevista pela denominada Lei da Transparência, (Lei complementar 101 conjugada à Lei 131, de 2009)

Conforme determinado pela LC 131, todos os entes deverão divulgar:

– Quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua  realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes  ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;

– Quanto à receita: o lançamento e o recebimento de toda a  receita  das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.

A Lei de Acesso à Informação

Já a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) diz respeito às informações públicas e permite a qualquer pessoa que esteja interessada solicitar documentos ao órgão público fazendo o pedido sem qualquer justificativa. Isso significa que toda prefeitura precisa ter em seu site um link que direcione o usuário a uma página onde ele poderá fazer suas solicitações.

Fonte: Portal Canaã

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios