Técnica mostra vulnerabilidade de senha gestual de celular

Existem aproximadamente 400 mil combinações possíveis para aquela senha gestual na tela do smartphone. Ainda assim, 20% dos usuários optam por apenas 12 padrões em comum.
Tal informação se torna mais preocupante com o estudo de pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que demonstra como furtar a senha gestual de smartphones utilizando apenas o sistema de microfone e alto-falante do aparelho.
Batizada de SonarSnoop, a técnica utilizada é como a de um sonar, com a emissão de ondas acústicas e a recepção de seus ecos. Sim, os pesquisadores conseguiram rastrear os movimentos dos dedos na tela de um smartphone analisando apenas os ecos.
A SonarSnoop reduz em cerca de 70% o número de padrões de senha que um invasor precisa utilizar, e isso pode ser feito sem que a vítima saiba que está sendo hackeada.
Não há motivo para alarmismo, no entanto -não existem relatos de algum golpe sendo aplicado dessa maneira. Mas o grupo mostrou a vulnerabilidade do sistema.
Uma vez que os smartphones mais novos costumam apresentar dispositivos biométricos para o destravamento, como reconhecimento facial ou a aplicação de impressão digital, a tendência é que a eficácia desse tipo de ataque diminua.
De qualquer forma, caso você utilize algum dos padrões ao lado em seu smartphone, vale ao menos mudar para uma senha menos manjada a fim de preservar a sua privacidade.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios