DestaquePará

UFPA abre inscrições para vestibulares voltados às populações tradicionais

Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou dois novos editais com a abertura de inscrições para vestibulares voltados ao acesso de populações tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, etc) à Universidade.

De 19 de abril até 3 de maio a UFPA inscreve para o segundo processo seletivo especial de 2019 (PSE 2019-2). O concurso oferta 45 vagas para o curso especial de Etnodesenvolvimento da UFPA. Para se candidatar a esta graduação sediada em Altamira, no sudoeste do Pará, é preciso comprovar ser integrante de povos indígenas e populações tradicionais.

O certame possui três etapas. A primeira é eliminatória e analisa os documentos apresentados pelos candidatos. Os que tiverem aprovação documental farão uma prova de redação no dia 2 de junho. Candidatos aprovados na redação passarão por entrevistas individuais entre os dias 17 e 18 do mesmo mês.

O segundo edital aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o de Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas (Mobaf). Ele permite que alunos aprovados em Processos especiais para indígenas e quilombolas possam “trocar de curso”.

As inscrições para esta seleção ocorrem de 23 de abril até 6 de maio. São 242 vagas em 75 cursos ofertados. Para parte das vagas o ingresso é já no dia 21 de agosto deste ano, mas a maioria dos aprovados no certame deve começar a estudar apenas em março de 2020, com as novas turmas de calouros.

Todas as inscrições são gratuitas e feitas on-line no site de Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, esses processos seletivos “são ações para incentivar a entrada, participação e permanência de estudantes indígenas, quilombolas e integrantes de populações tradicionais na Universidade o que torna mais plural a própria UFPA.”

Serviço:
>> Inscrições para o PSE 2019-2
45 vagas para o curso de Etnodesenvolvimento em Altamira
Inscrições de 19/04 a 03/05

>> Mobaf 2019
Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas da UFPA
152 vagas em 75 cursos
Inscrições de 23/04 a 06/05

Informações e inscrições no site do CEPS.

(DOL Concursos)

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios