DestaqueEleições 2018GeralNotícias

Votação no 2º turno deve ser mais rápida

Começou na última quinta-feira (18), a preparação das 20.300 urnas disponíveis para utilização durante o segundo turno das Eleições 2018, que será realizada no dia 28. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Pará afirma que não deve haver contratempos nesta última etapa do pleito, principalmente pelo fato de que agora trata-se de uma votação mais rápida, em que o eleitor terá apenas dois candidatos dentre quatro opções, no total, para escolher.

A distribuição dos equipamentos será feita a partir do dia 25, e cerca de mil colaboradores ligados ao TRE estarão envolvidos nessa tarefa em todo o Pará. Coordenador de logística das urnas, Alcides Pamplona explica que os procedimentos e normas de segurança adotadas são as mesmas da votação do último dia 7. As urnas estão desligadas desde o fim da apuração, todo o transporte é feito com os aparelhos lacrados e somente o chefe de cartório rompe o lacre na hora do início da votação.

A preparação das urnas eletrônicas consiste apenas na inserção da mídia de resultados referente ao 2º turno da eleição. “Sem dúvida, agora é mais tranquilo em relação ao 1º turno. Continuamos seguindo uma série de padrões no intento de otimizar o processo de votação”, confirma.

FILAS

Técnico judiciário do TRE, Alessandro Cruz afirma que as demoras e enormes filas registradas em inúmeras seções eleitorais no dia 7 de outubro, e que até fizeram com que alguns eleitores não conseguissem votar, não são esperados para o próximo domingo. Vale lembrar que esse é o primeiro ano do uso da biometria obrigatória, o que, para muitos, foi o grande causador da morosidade enfrentada no 1º turno na hora de votar.

Conforme foi anunciado pelo TRE ainda no dia 7, todos os mesários e demais participantes que trabalham no dia do pleito passaram por mais treinamento e receberam novas orientações para evitar que, mais uma vez, o eleitor passe mais tempo do que o necessário na fila. “Infelizmente não foi só aqui, foi no Brasil todo, pedimos detalhes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e concluímos que tudo se deu pelo fato de que cada eleitor precisava escolher seis candidatos, e isso tornou o processo mais lento”, explica.

NÚMEROS

20.300 – Começou na quinta-feira (18), a preparação das 20.300 urnas disponíveis para utilização durante o segundo turno das Eleições 2018, que será realizada no
próximo dia 28.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios